• Ana Carolina - Psicodoula

Jet Lag o que é? Dicas para manter a rotina de sono nas viagens!


Vai viajar para fora? Como fazer para se adaptar ao fuso horário? Eu amo viajar, mas detesto avião, eu não durmo nenhum minuto se não for com remédinhos, o primeiro dia na Europa é desgastante, eu fico destruída, dá 3 da manhã a gente ainda não tem sono, mas quando dorme quer dormir até meio dia, mas te passeio curtir o hotel, e para um adulto é tão dificíl, imagina para um bebê, todo regradinho? Hoje a Ana Carolina a @psicodoulamanaus, trouxe dicas para adaptar a rotina de sono do bebê ao novo horário!

O que é Jet Lag?

Jet lag é a alteração do ritmo biológico que nosso corpo sofre após mudanças de fuso horário. E nem precisa ser uma mudança grande de fuso! 2 horinhas "pra trás" ou "pra frente" são suficientes para fazer estrago na rotina de uma criança e de um adulto.

Não há uma palavra que traduza literalmente o significado da expressão em inglês “Jet Lag”. O sentido mais próximo, em português, é “descompensação horária”. Na prática, o termo representa todo o mal estar causado pela troca de fuso horário. Ao chegar em um país europeu, por exemplo, o turista pode ser afetado por diferentes sintomas, como enjoo, irritação, fadiga, insônia, entre ouros problemas fisiológicos, que surgem em consequência de alterações no ritmo circadiano (que, traduzindo, significa um ciclo que dura um dia).

Tudo Isso porque nosso corpo é naturalmente programado para fazer uma série de coisas ao longo de um período de 24 horas, como comer e dormir. Esses ritmos circadianos, como são conhecidos, são tirados descontroladamente de sincronia quando viajamos longas distâncias e em alta velocidade. Uma grande mudança de fusos horários pode fazer com que o nosso corpo fique muito confuso e aí a origem de todos os sintomas imagina como isso afeta os bebês e crianças?

O que fazer então para a adaptação de fuso não ficar tão estressante? E como ajudar a rotina de sono do bebê?

1- Antes de viajar, 1 semana antes, adapte meia hora "para frente" ou "para trás" no seu

relógio. Ajuste essa meia hora de acordo com o horário do seu local de destino. Não é para ajustar apenas o horário de ir dormir. Ajuste meia hora de todo seu dia. Meia hora pra frente ou pra trás para acordar, comer, se exercitar... E vá ajustando meia hora a cada dois Çdias. Se o seu local de destino tiver um fuso horário muito diferente, você vai precisar de mais de uma semana para ajustar melhor.

2- Verifique o horário do seu voo. O ideal é que sejam voos diurnos. Os voos noturnos comprometem a qualidade do sono e vai deixar você e seu bebê ainda mais cansados e confusos ao chegarem no destino.

3- Assim que entrar no avião, ajuste imediatamente seu relógio para o horário do local de destino, e comece a "pensar" com o horário de lá. Evite comparações com o horário da sua casa. Só vai confundir!

4- Não faça grandes programações para o primeiro dia de viagem e nem para o primeiro dia de volta para casa. Tire este dia para descansar, respirar e ir se adequando junto ao seu bebê.

5- Sooooool, meu querido sol, ilumina a minha praiaaaa (as mães vão ler esta frase cantarolando hahaha). Na hora que o sono bater, e ainda não for o horário certo para o sono, vá passear e levar seu bebê para tomar um solzinho. Ele é um santo remédio para ajudar no ajuste ao fuso.

6- Chegando ao local da viagem ou de volta em casa, não ajuste aos poucos a rotina! Mude completamente aos horários locais. Esse "choque" vai fazer com que mãe e bebê se adaptem de uma vez.

Tem mais dúvidas, sobre o assunto? pode falara comigo,

Um abraço,

Ana Carolina

Sobre a Psicodoula Ana Carolina Buzaglo dos Santos, de Manaus-AM.

Psicóloga, graduada pelo Centro Universitário Luterano de Manaus -CEULM/ULBRA, com foco de atendimento em gestação e puerpério;

Doula para pré-parto, parto e pós-parto, pelo Espaço Mulheres Empoderadas - Revelando Doulas. Consultora do Sono Infantil, pelo Instituto Assessoria Mamãe.

Consultora de Amamentação, pela Mame Bem.

A ligação com o mundo da maternidade começou através da Psicologia, atendendo gestantes e puérperas, com baby blues, ansiedade pré-parto e depressão pós-parto.

Hoje, atua através de atendimentos domiciliares, acompanhamento de partos hospitalares e domiciliares e assessorias também online, em todo Brasil.

Site: www.psicodoula.com Instagram: @psicodoulamanaus Tel: 092-98103-7134 Email: anacarolinabuzaglo@psicodoula.com

E tem desconto especial para os nosso seguidores só apresentar o print desta tela com o código: MAMAEQUEVIAJA15

PROMOÇÃO : 1 Consultoria do Sono On Line - 15% de Desconto! Valor final de R$ 400 por R$ 340,00.

Para receber o desconto é só chamar no Whatsapp: 092-98103-7134 ou Email: anacarolinabuzaglo@psicodoula.com

Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!

Instagram: @mamaequeviaja

Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/

Youtube: Canal Mamãe Que Viaja

Um abraço,

Amanda Ribeiro - Mamãe Que Viaja


18 visualizações

© 2017 por  Amanda Ribeiro a MAMÃE QUE VIAJA  

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon